O Superintendente da Metroplan assina termo de doação de computadores, impressoras, scanners e licença de software de geoprocessamentos, e ainda banco de arquivo de dados georeferenciadoscom municípios que compõem a Aglomeração Urbana do Litoral Norte (AULINOR).
Foram contemplados os municípios de Balneário Pinhal, Capivari do Sul, Itati, Palmares do Sul, Três Cachoeiras, Forquilhas, Dom Pedro de Alcântara, Terra de Areia, Maquiné, Osório, Mampituba, Morrinhos do Sul, Capão da Canoa, Arroio do Sal, Xangri-lá, Imbé, Tramandaí, Caraá, Cidreira e Torres.
Leia mais
Organizada pela Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (Saam), uma primeira apresentação da proposta de remodelagem do sistema de transporte coletivo de passageiros da Região Metropolitana de Porto Alegre foi realizada na manhã desta segunda-feira (1/7), no Centro Administrativo Fernando Ferrari (Caff), na capital.
O encontro reuniu o governador Eduardo Leite, o secretário da Saam, Agostinho Meirelles, o superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Rodrigo Schnitzer, e representantes dos 34 municípios integrantes e outros órgãos públicos que têm interface com o sistema.
Através da Metroplan, a Saam está desenvolvendo o Plano de Gestão do Sistema Estadual de Transporte Coletivo Metropolitano de Passageiros. Com prazo de conclusão previsto para dezembro deste ano, o estudo dará subsídios e indicará os critérios para a futura licitação das concessões que envolvem o transporte na região. Conforme Meirelles, o objetivo é lançá-las no início de 2020.
“Mais do que atender a uma obrigação formal e legal de licitar o sistema, esta é uma oportunidade de qualificarmos a prestação de serviços, integrando os municípios e os diferentes modais, reduzindo tempo gasto com deslocamento, oferecendo um preço justo e, consequentemente, melhorando a qualidade de vida de todos os que usam ou não o transporte público”, destacou o governador.
Os estudos, iniciados em 2018, estão sendo desenvolvidos pela empresa Logit Engenharia Consultiva Ltda, e incluem pesquisas junto aos usuários, definindo modelos geoespacial, operacional, institucional, de gestão e controle, de bilhetagem eletrônica e tecnologias aplicadas, tarifário, de gestão e de ação. Conforme Meirelles, esse planejamento servirá como um marco regulatório para a licitação das concessões dos serviços de transporte metropolitano.
“Além de qualificar o sistema já existente, queremos incluir novos modais, como o ferroviário e o hidroviário, integrando todos eles e os diferentes municípios”, afirmou o secretário da Saam.
Nesta segunda-feira, a Logit apresentou os primeiros resultados do levantamento, como volume de passageiros, velocidade de deslocamento e custos, e algumas conclusões, como sobreposição de linhas, custo elevado, queda de demanda, entre outras, além de sugestões de melhorias.
“A participação de todos os atores, União, Estado e municípios é fundamental para que os usuários tenham um transporte eficaz, qualificado e com preço justo”, afirmou Schnitzer. Conforme o superintendente, o trabalho segue com a discussão do assunto e construção conjunta do planejamento.
Leia mais