Página inicial > Notícias
Notícias
Localize o conteúdo desejado:
A Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) e Metroplan, a pedido da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal), estiveram reunidas na tarde desta quarta-feira (03/02), tratando sobre a crise no sistema de transporte público. Representantes dos municípios se manifestaram relatando as quedas de demanda e falta de recursos para auxiliar nos serviços. O governo do Estado, através da SAAM e Metroplan, entendem as dificuldades e acreditam que será necessária uma mudança estrutural no sistema de transporte, agindo na racionalização e integração do serviço.
O Secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Agostinho Meirelles, lembrou do problema enfrentado pelas empresas de transporte público, que se agravou durante a Pandemia, com uma queda que chegou ao patamar de 75% da demanda. Conforme o Superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, atualmente os sistemas metropolitanos e municipais possuem mais de 60% de linhas sobrepostas. A proposta apresentada pelo Estado vai no sentido de promover a unificação dos sistemas, através de uma gestão compartilhada entre Estado e municípios que tiverem interesse, com isso reduzindo custos fixos e operacionais. "É claro que será necessário analisar a peculiaridade de cada município individualmente, discutindo um plano de ação, com diagnósticos e alternativas. acompanhando a gestão da unificação", comentou Rodrigo Schnitzer.
Participaram da reunião, além do secretário, Agostinho Meirelles e o Superintendente, Rodrigo Schnitzer, o diretor de Transportes Metropolitanos da Metroplan, Francisco Horbe, e a Assessora Jurídica Virgínia Darsie de Oliveira, e o presidente da Granpal, o prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella. Representando os municípios o prefeito de Porto Alegre, Sebastião Melo, o Secretário de Mobilidade Urbana, Luiz Fernando Záchia, o prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o Secretário de Transportes e Mobilidade, José Francisco Nunes, o prefeito de Cachoeirinha, Miki Breier, e o Secretário de Segurança Pública, Everton Flores, o prefeito de Esteio, Leonardo Duarte Pascoal e o Secretário de Segurança Pública, Alberto Rocha, o prefeito de Sapucaia do Sul, Volmir Rodrigues, e o Secretário de Gestão Pública, Roger Dornelles, o prefeito de São Leopoldo, Ary José Vanazzi, o prefeito de Viamão, Valdir Bonatto, o prefeito de Gravataí, Luiz Ariano Zaffalon, o prefeito de Guaíba. Marcelo Soares Reinaldo, e a vice-prefeita Claudinha Jardim e Secretário de Governo, Marco Caselaini.
Leia mais
A direção da Metroplan, juntamente com representantes da prefeitura de Caxias do Sul, esteve reunida de forma presencial e online na manhã desta sexta-feira (29/01), dando andamento à entrada de Caxias do Sul no processo da Região Metropolitana da Serra. O encontro teve como objetivo oportunizar que o município, que possui 2/3 da população da Serra, tenha conhecimento e se aproprie de maneira efetiva da implementação.
O Superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, disse que a participação de Caxias do Sul é fundamental para o avanço do processo. "O estado recebe com otimismo o interesse do município", concluiu Schnitzer.
“Hoje estamos entendendo o processo, estamos nos inserindo. Os demais municípios integram o bloco desde 2013. Caxias entrou há pouco mais de um ano. Não podemos perder tempo”, atesta o prefeito Adiló Didomenico.
Depois dos representantes de Caxias se apropriarem do processo e das próximas etapas, os demais municípios serão contatados, para que possam pensar em conjunto soluções regionais em áreas como segurança, transporte, resíduos, etc.
“Temos uma lista de ações que precisamos seguir. Reunir os municípios, nivelar o conhecimento. Também é necessário organizar uma governança. E para a Região Metropolitana ser oficializada de fato, precisa ser aprovada por lei complementar, na Assembleia do Estado”, explica a vice-prefeita Paula Ioris.
Futuramente, será realizado um seminário para compartilhamento de conhecimento. O Corede Serra já tem um planejamento para a região, que vai colocar à disposição para apreciação dos municípios.
Participaram da reunião representando Caxias do Sul os secretários de Gestão e Finanças, Maurício Batista, de Governo, Grégora Fortuna dos Passos, de Planejamento, Margarete Bender, e o coordenador de Parcerias Comunitárias e Regionais, José Reovaldo Oltramari, além da representante do Corede Serra, Monica Mattia, entre outros convidados. Pela Metroplan esteve além do Superintendente Schnitzer, a diretora de Gestão Territorial, Francine Pedroso Guerra, e os técnicos e assessores Cynthia Moreira, Claudio Ugalde e Daniela Vieira.
Leia mais
O superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzler, esteve reunido na tarde desta quinta- feira (21/01) com a Vice-Prefeita de Caxias do Sul, Paula Ioris, e a Secretária de Governo, Grégora Fortuna. Durante a reunião foi tratada a instituição da Região Metropolitana da Serra Gaúcha. Paula Ioris comentou que Caxias do Sul possui interesse na implementação e em exercer o papel de referência na implantação de fato da Região Metropolitana da Serra Gaúcha, sendo referência para os demais municípios. Conforme o superintendente da Metroplan, o estado recebe com otimismo e alegria o interesse do município em capitaniar esse processo, considerando a importância do município. "A participação de Caxias do Sul é efetiva e fundamental para o avanço do processo", comentou Rodrigo Schnitzer. Metroplan e o município de Caxias do Sul estarão reunidos até o final deste mês para uma rodada técnica, visando avançar o processo.
Leia mais
A direção da Metroplan esteve reunida na tarde desta terça-feira (19/01) com a presidência da Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre (Granpal). A aproximação institucional com a nova gestão foi o motivo do encontro, que reuniu o Superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, e o presidente da Granpal, o prefeito de Nova Santa Rita e presidente da Associação, Rodrigo Battistella. "Queremos discutir com os novos prefeitos os assuntos de interesse metropolitano, e promover a medida do possível uma atuação conjunta", comentou Rodrigo Schnitzer.
Durante a reunião foram discutidos assuntos relacionados à Região Metropolitana de Porto Alegre. As dificuldades do transporte público municipal e metropolitano será a pauta específica da próxima reunião, marcada para o dia 3 de fevereiro, com a presença dos prefeitos que fazem parte da Granpal.
Leia mais
A Metroplan, engajada na Operação RS Verão Total 2020/2021, através da Seção de Fiscalização da Diretoria de Transportes, tem realizado diariamente ações de fiscalização e monitoramento do transporte metropolitano no Litoral Norte.
No período de 04/01/2021 à 08/01/2021, foram fiscalizados 97 veículos, que transportaram 1.290 passageiros, tendo ocorrido apenas uma autuação.
Nas ações são observados itens como: Cumprimento da tabela horária, condições de segurança, taxa de ocupação e cumprimento as exigências das normas de prevenção a COVID-19. Os trabalhos reforçados prosseguem diariamente até o final da operação. Informações, reclamações e sugestões podem ser feitas pelo telefone da Metroplan de atendimento ao usuário 0800.510.4774.
Leia mais
A seção de Fiscalização da Diretoria de Transportes Metropolitanos, dentro das operações de rotina, vistoriou 1.447 veículos na última semana. Os trabalhos ocorreram em todas as regiões e aglomerações de responsabilidade da Fundação. Na Região Metropolitana da Serra Gaúcha foram 05 autuações nos 25 terminais. Na Aglomeração do litoral Norte (AULINOR) os trabalhos foram realizados e, 17 terminais e resultaram em 2 autuações, na Aglomeração Urbana Sul todos os veículos vistoriados em sete terminais estavam dentro das regras e na Região Metropolitana de Porto Alegre foram 19 autuações nos 137 pontos que tiveram fiscalização.
A ação teve como objetivo verificar a regularidade e condições de funcionamento do Transporte Coletivo de passageiros e do transporte fretado. Durante as abordagens foi observada a documentação obrigatória dos veículos, além das condições gerais, com cumprimento das normas editadas para o período de pandemia, aspectos de taxa de ocupação (lotação) e condições (sanitárias) gerais de higienização e ventilação.
Leia mais
COMUNICAÇÃO AOS OPERADORES DO SETM ///
O governo do Estado publicou, em edição extra do Diário Oficial do Estado desta terça-feira (27/4), o Decreto 55.856, que traz mudanças no modelo de Distanciamento Controlado. As alterações foram anunciadas pelo governador Eduardo Leite na manhã desta terça, depois de reuniões com deputados, com o presidente da Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), Maneco Hassen, e o prefeito de Porto Alegre, que também preside o Consórcio dos Municípios da Região Metropolitana (Granpal), Sebastião Melo, e com o Gabinete de Crise.
Para elaboração do decreto, o governo do Estado consultou o Comitê de Dados, o Gabinete de Crise e o Comitê Científico. A partir da publicação do decreto, o modelo de Distanciamento Controlado se ajust...
Leia mais
A Diretoria de Transportes Metropolitanos (DIRTM) e SAAC da Metroplan 0800.510.4774 não estão funcionando devido problemas técnicos. Informações e sugestões podem ser feitas pelo email atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br...
Leia mais
A diretoria da Metroplan esteve presente no lançamento de apresentação do primeiro ônibus rodoviário para fretamento totalmente elétrico do Rio Grande do Sul. Os testes, por um período de 90 dias, iniciaram nesta terça-feira (10/11). O ônibus será utilizado para fretamento contínuo em Porto Alegre e na Região Metropolitana, transportando trabalhadores da produtora de aço Gerdau em sua unidade localizada no município de Charqueadas. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Turis Silva, a BYD, a Marcopolo e a EDP Smart. O ônibus totalmente elétrico possui 12,90 m de comprimento e capacidade para 44 passageiros sentados. Conta com seis packs de bateria, que garantem autonomia de 300 quilômetros.
Conforme o diretor de Transportes Metropolitanos, Francisco Horbe, essa tecnologia é uma inovação para grandes centros urbanos, com ruído quase zero e sem emissões de poluentes na operação, permitindo melhor qualidade de vida.
Leia mais
A Metroplan informa que a empresa que realiza o transporte de passageiros entre Alvorada e a capital realizou aumento de 4,85% de uma grade horária que continha 1.463 horários, passando a operar com 1.536, contando dias úteis, sábados e domingos. Já a empresa Catsul, responsável pela travessia hidroviária Porto Alegre - Guaíba teve um aumento de 93% e a partir do dia 1º de novembro e retoma os horários de domingo com oito viagens. Empresas de Cachoeirinha, Guaíba e entre Viamão e Porto Alegre remanejaram horários a fim de concentrar e melhor atender o usuário nos horários de pico.
Salienta-se que não houve redução de oferta. Os ônibus estão com capacidade de 70% o que faz com que as curva da oferta aproxime da demanda. Pois ainda com essa oferta de 56,99% equivale a 4.200 viagens operacionais que podem demandar até 264.000 na Região Metropolitana de Porto Alegre passageiros com 70% da capacidade dos veículos.
A Fundação reitera seu compromisso em acompanhar diariamente a demanda do transporte público metropolitano juntamente com todas as empresas do Sistema para que o usuário não seja desatendido durante a contingência oriunda da pandemia de Covid-19.
Leia mais
<< Anterior |
1 |
2 |
3 |
4 |
5 |
6 |
7 |
8 |
9 |
10 |
11 |
12 |
13 |
14 |
15 |
16 |
17 |
18 |
19 |
20 |
21 |
22 |
23 |
24 |
25 |
26 |
27 |
28 |
29 |
30 |
31 |
32 |
33 |
34 |
35 |
36 |
37 |
38 |
39 |
40 |
41 |
42 |
43 |
44 |
45 |
46 |
47 |
48 |
49 |
50 |
51 |
52 |
53 |
54 |
55 |
56 |
57 |
58 |
59 |
60 |
61 |
62 |
63 |
64 |
65 |
66 |
67 |
68 |
69 |
70 |
71 |
72 |
73 |
74 |
75 |
76 |
77 |
78 |
79 |
80 |
81 |
82 |
83 |
84 |
85 |
86 |
87 |
88 |
89 |
90 |
91 |
92 |
93 |
94 |
95 |
96 |
97 |
98 |
99 |
100 |
101 |
102 |
103 |
104 |
105 |
106 |
107 |
Próxima >>