Bem Vindo!

11 de julho de 2020

Fretamento

ATENDIMENTO METROPLAN

 

A Metroplan é responsável pelo fretamento - transporte ponto a ponto - entre municípios pertencentes a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), Região Metropolitana da Serra Gaúcha (RMSG) e Aglomerações Urbanas (AUSUL e AULIN). Atendendo aos Decretos do Governador do Estado do RS, estamos em regime de tele trabalho. O Fretamento precisou adequar-se ao atendimento on-line para proteger servidores e usuários do serviço. Para facilitar o entendimento e o acesso as modificações, segue um Manual de Procedimentos que explica o processo desde o agendamento até o recebimento do documento final. Deve ser lido com muita atenção, pois nada poderá ser alterado. Se ao final, ainda existirem dúvidas, nossos telefones estarão à disposição para esclarecimentos. 51 39017528 / 51 39017519

 

Link para emissão do Manual de Procedimentos  Clique Aqui

 

1) ATENDIMENTO:

Todos os atendimentos serão realizados somente on-line pelo e-mail fretamento@metroplan.rs.gov.br

 

2) INSPEÇÃO VEICULAR:

Link para Inspeção Veicular, clique aqui.

Orientações Gerais, clique aqui. 

 

Para operarem na modalidade de fretamento os veículos deverão possuir:

  • comprovante da idade máxima do veículo de até 20 anos;
  • bancos de encosto alto, reclináveis;
  • cintos de segurança nos assentos dos passageiros;
  • comprovação do atendimento à legislação federal, estadual e municipal sobre acessibilidade das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

Obs.: Resolução CETM 107/2018 (Art.14. Não serão registrados na METROPLAN para serviço especial de fretamento, veículos Tipo PADRÃO. / Art.15. Não serão registrados na METROPLAN, a partir da publicação desta resolução, os veículos que não atendem as determinações nela contidas.)

 

3) REQUERIMENTO ON-LINE:

Link para emissão do Requerimento On-Line, clique aqui.

 

IMPORTANTE:


A) O "Requerimento On-line" deverá ser carimbado e assinado pelo transportador.

 

B)  Em caso de multiplo vencimento em uma mesma autorização (Ex: Seguro e Pagamento), a empresa transportadora deverá emitir um requerimento para cada situação, de modo a verificar a documentação necessária para a renovação.

 

C) Todos os dados cadastrados são de responsabilidade do transportador, lembre-se de conferir as informações antes de imprimir.

 

4) PAGAMENTO DE TAXAS:

Link para emissão de boletos, clique aqui.

 

5) CARTA DE PREPOSTO:

 

IMPORTANTE:

 

A) O modelo de Carta de Preposto está disponível no "Arquivos para download".

 

B) Caso o campo "matrícula funcional:" não seja preenchido será exigido cópia e original da folha da carteira de trabalho (lavrar autenticidade) que comprove o vínculo empregatício.

 

C) O funcionário deve estar de posse da Carta de Preposto e devidamente identificado (crachá funcional e/ou documento oficial com foto).

Arquivos para download

Metroplan

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 4º andar, Ala Norte

CEP: 90119.900

Porto Alegre - RS - Brasil

Fone: 0800 510 4774

Linhas / Horários / Tarifas

Serviços / Informações / Comunicação

Endere¸o

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 4º andar, Ala Norte,

Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900

Horário de Atendimento

SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta

Telefone Sede - (51) 3288.6000

E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br

Passe Livre Estudantil

Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521

Estudantes do Interior do Estado - 51 3901-7521

Departamento de Transporte Metropolitano:

Telefone: 51 3901-7526

R. José do Patrocínio, 1231,

Porto Alegre - RS. CEP: 90050-004

Imprensa

comunicacao@metroplan.rs.gov.br

(51) 3288-6050