ATENDIMENTO METROPLAN
A Metroplan é responsável pelo fretamento - transporte ponto a ponto - entre municípios pertencentes a Região Metropolitana de Porto Alegre (RMPA), Região Metropolitana da Serra Gaúcha (RMSG) e Aglomerações Urbanas (AUSUL e AULIN). Atendendo aos Decretos do Governador do Estado do Rio Grande do Sul, o Fretamento precisou adequar-se ao atendimento on-line para proteger servidores e usuários do serviço. Para facilitar o entendimento e o acesso as modificações, segue um Manual de Procedimentos que explica o processo desde o agendamento até o recebimento do documento final. Em caso de dúvidas entrar em contato no telefone (51)3901-7528.
Link para emissão do Manual de Procedimentos: Clique Aqui
1) ATENDIMENTO:
Todos os agendamentos serão realizados somente pelo e-mail: fretamento@metroplan.rs.gov.br.
2) INSPEÇÃO VEICULAR:
Link para Inspeção Veicular, clique aqui.
Orientações Gerais, clique aqui.
Para operarem na modalidade de fretamento os veículos deverão possuir:
Obs.: Resolução CETM 107/2018 (Art.14. Não serão registrados na METROPLAN para serviço especial de fretamento, veículos Tipo PADRÃO. / Art.15. Não serão registrados na METROPLAN, a partir da publicação desta resolução, os veículos que não atendem as determinações nela contidas.)
3) REQUERIMENTO ON-LINE:
Link para emissão do Requerimento On-Line, clique aqui.
IMPORTANTE:
A) O "Requerimento On-line" deverá ser carimbado e assinado pelo transportador;
B) Em caso de multiplo vencimento em uma mesma autorização (Ex: Seguro e Pagamento), a empresa transportadora deverá emitir um requerimento para cada situação, de modo a verificar a documentação necessária para a renovação;
C) Todos os dados cadastrados são de responsabilidade do transportador, lembre-se de conferir as informações antes de imprimir;
D) Ao fazer o Requerimento dos serviços de fretamento: Baixa de Veículo Cadastrado e Baixa de Veículo em Contrato previamente Cadastrado, a empresa de transporte deverá colocar a placa do veículo no formato de números (formato antigo).
A tabela oficial da conversão de números em letras da placa está logo a seguir:
Placa antiga |
Nova placa |
0 |
A |
1 |
B |
2 |
C |
3 |
D |
4 |
E |
5 |
F |
6 |
G |
7 |
H |
8 |
I |
9 |
J |
4) PAGAMENTO DE TAXAS:
Link para emissão de boletos, clique aqui.
5) CARTA DE PREPOSTO:
IMPORTANTE:
A) O modelo de Carta de Preposto está disponível no "Arquivos para download".
B) Caso o campo "matrícula funcional:" não seja preenchido será exigido cópia digital da folha da carteira de trabalho que comprove o vínculo empregatício (escaneado).
C) A Carta de Preposto e o crachá funcional e/ou documento oficial com foto devem ser escaneados.
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte
CEP: 90119.900
Porto Alegre - RS - Brasil
Fone: 0800 510 4774
Endere¸o
Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,
Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900
Horário de Atendimento
SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta
Telefone Sede - 0800 510 4774
E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br
Passe Livre Estudantil
Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207
Estudantes do Interior do Estado -
Departamento de Transporte Metropolitano:
Telefone: 51 3901-7517
R. José do Patrocínio, 1231,
Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004
Imprensa
Regional Caxias do Sul (54) 999717311 Regional Pelotas (53) 99935.8600 Regional Osório (51) 36639414