Bem Vindo!

19 de junho de 2021

Após intervenção do Governo do Estado, plano de melhorias do transporte metropolitano em Canoas atinge 100% funcionamento previsto

Publicação 01.06.2021 às 10:06

Fonte: Comunicação Social / Metroplan
As três etapas das mudanças já entraram em operação
As três etapas das mudanças já entraram em operação
Comunicação Social / Metroplan



As três etapas do plano de melhorias apresentadas pela empresa de transporte público Viação Canoense S/A - Vicasa já estão em pleno funcionamento desde a manhã desta segunda-feira, 31/05, com o início da operação das linhas de Integrações Mathias Velho, Florianópolis, Harmonia/Mato Grande, Fátima e Igara/Petrobras/Ozanan. A retomada da qualidade do serviço oferecido aconteceu após o secretário estadual de Articulação e Apoio ao Municípios, Luiz Carlos Busato, dar o ultimato para a Vicasa: melhorar ou sair. Desde então, a Vicasa começou a trabalhar na elaboração do plano de melhorias exigido pelo Governo do Estado. A solução encontrada para atender toda a cidade foi dividir a operação no lado leste e oeste e trazer o reforço dos veículos da co-irmã Transcal. Após duas reuniões com o secretário Busato, o promotor de Justiça Felipe Teixeira Neto, da 1ª Promotoria de Canoas e o superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, o plano de melhorias foi aprovado e um termo de ajustamento de conduta foi assinado entre as partes.
A primeira etapa iniciou no dia 17 de maio com a empresa Transcal com a operação das linhas Estância Velha a Porto Alegre, Industrial a Porto Alegre, Guajuviras a Porto Alegre e a linha semi-direta Guajuviras a Porto Alegre/Praia de Belas. As linhas de integração começaram a circular com veículos da categoria Executivo, porém o preço cobrado foi do Convencional. Para as linhas que ligam Canoas à Capital e vice-versa, foram destacados 40 veículos da categoria Convencional, com isso oportunizou o aumento de 110% no número de viagens, passando de 244 para os atuais 514. A ampliação da oferta levou à contratação de mais 65 profissionais por parte da empresa. Já no dia 24 de maio, a segunda etapa do plano de melhorias entrou em operação com as linhas de Integrações Estância Velha, Niterói, Barreto, Guajuviras via Boqueirão, Residencial Guajuviras via Avenida Esperança e Hispânica e Santa Maria/Guajuviras.
“Estamos acompanhando de perto a execução do plano de melhorias e conversando com a população. A resposta tem sido muito positiva. Inclusive, algumas adaptações já aconteceram buscando melhorar ainda mais o serviço oferecido. Diariamente, os fiscais da Metroplan estão nas ruas monitorando o cumprimento dos horários e as exigências de distanciamento controlado do Governo do Estado”, destaca Busato.    

Terminais também passam por melhorias

Além da melhoria nos veículos e dos horários, a Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios tem incentivado a revitalização dos terminais metropolitanos. Diante disso, a empresa Transcal já revitalizou o terminal da estação Canoas e o Trensurb está  reformando o terminal de Integração da Estação Mathias Velho, entre outras, com as seguintes ações: instalação de telhas novas tipo trapezoidal, na cor branca em ambas as faces; troca de perfis metálicos danificados; reparo das estruturas metálicas existentes; execução de blocos de concreto na base dos pilares metálicos existentes; e reparo de calçadas danificadas. A previsão de término da obra é 18 de agosto.

Metroplan

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 4º andar, Ala Norte

CEP: 90119.900

Porto Alegre - RS - Brasil

Fone: 0800 510 4774

Linhas / Horários / Tarifas

Endere¸o

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 4º andar, Ala Norte,

Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900

Horário de Atendimento

SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta

Telefone Sede - (51) 3288.6000

E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br

Passe Livre Estudantil

Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521

Estudantes do Interior do Estado -

Departamento de Transporte Metropolitano:

Telefone: 51 3901-7526

R. José do Patrocínio, 1231,

Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004

Imprensa

Regional Caxias do Sul (54) 999717311 Regional Pelotas (53) 99935.8600