Bem Vindo!

19 de junho de 2021

VICASA RECEBE PRAZO FINAL PARA CUMPRIR NORMAS DO SERVIÇO DE TRANSPORTE PÚBLICO

Publicação 04.05.2021 às 09:05

Fonte: Comunicação Social / Metroplan
Secretário de Articulação e Apoios aos Municípios, Luiz Carlos Busato
Secretário de Articulação e Apoios aos Municípios, Luiz Carlos Busato
Metroplan

 

 

A Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) e a Metroplan notificam empresa de transporte Vicasa. A medida foi tomada devido os registros de descumprimento das normas estabelecidas nos decretos estaduais que determinam regras e limites de acordo com a classificação das bandeiras nas regiões do Estado, e omissão de qualidade de serviços, como descumprimento das tabelas horárias. Fica estabelecido o prazo de 15 (quinze) dias para que a empresa Vicasa se manifeste e no mesmo prazo apresente um planejamento a ser implementado com medidas a sanar os problemas, restabelecendo o atendimento de integração e fazendo a interligação dos bairros ao serviço do Trensurb. O não atendimento implicará na extinção da concessão.

 

A Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios (SAAM) e a Metroplan, notificaram na manhã desta segunda-feira (03/05) a empresa de transporte público Viação Canoense S/A - Vicasa. A medida foi tomada devido aos inúmeros registros junto ao órgão do Governo do Estado de descumprimento das normas estabelecidas nos decretos estaduais que determinam regras e limites de acordo com a classificação das bandeiras nas regiões do Estado em razão da calamidade pública decretada pela pandemia. A Metroplan e SAAM também levaram em consideração a omissão e qualidade de serviços, ficando a empresa notificada quanto a necessidade de observância dos regramentos estabelecidos e do cumprimento das tabelas horárias estipuladas, sanando os problemas de demanda existentes e, ainda, providenciando a retomada do serviço de integração, a fim de atender todos os bairros do município de Canoas. Os problemas encontrados na prestação dos serviços constituem-se objeto do Inquérito Civil que tramita na Promotoria de Justiça Especializada de Canoas.

Conforme o secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, fica estabelecido o prazo de 15 (quinze) dias para que a empresa Vicasa se manifeste acerca das falhas apontadas apresentando, no mesmo prazo, um planejamento a ser implementado, imediatamente, com medidas aptas a sanar os problemas na prestação dos serviços, bem como restabelecer o atendimento de integração, fazendo a interligação dos bairros ao serviço do Trensurb. O não atendimento ao presente implicará na aplicação das sanções legais cabíveis, em especial a extinção da concessão.

“A partir desta notificação, estabelecemos um prazo para que a empresa apresente um planejamento a ser implementado. Queremos uma rápida solução para resolver esse problema antigo, mas que se agravou nos últimos meses”, destaca Busato.

Após notificação do Governo do Estado à Vicasa, empresa Central  poderá pegar passageiros em Canoas

 

Além dos ônibus da Vicasa, os canoenses também poderão utilizar os ônibus da empresa Central, provisoriamente, com destino à Porto Alegre, a partir desta terça-feira no horário de pico nos turnos da manhã e tarde (ver tabela abaixo). A autorização foi concedida pelo secretário de Articulação e Apoio aos Municípios, Luiz Carlos Busato, na tarde desta segunda-feira, 03/05. A medida servirá de apoio à operação da Vicasa, que continuará atendendo. No sentido Interior - Porto Alegre, o embarque e desembarque estarão autorizados na Avenida Guilherme Schell. No sentido Porto Alegre - Interior, o embarque e desembarque estarão autorizados na BR-116.

Na manhã desta segunda-feira, Busato já havia notificado a Vicasa para que estabeleça, no prazo máximo de 15 dias, um planejamento que vise melhorar a qualidade dos ônibus e oferecer horários no serviço de interligação dos bairros ao Trensurb e nas ligações de Canoas a Capital. “Se a empresa não tiver condições de oferecer um serviço de qualidade e não atender à notificação dentro do prazo, seremos obrigados a extinguir a concessão e contratar uma nova empresa”, esclarece o secretário. Na próxima sexta-feira, às 14h, está agendada uma reunião entre o órgão estadual e a empresa no Ministério Público para tratar das falhas na prestação do serviço.

Conforme o Busato, apenas nesta segunda-feira, a Metroplan, responsável por fiscalizar o sistema de transporte metropolitano, gerou 111 infrações e notificações por falhas nos serviços prestados pela Vicasa.

 

Entenda a tabela horária da empresa Central que os usuários de Canoas poderão acessar

 

Sentido Interior - Porto Alegre

 

Os ônibus da Central ingressarão na Av Guilherme Schell, em Canoas, com destino à Porto Alegre nos seguintes horários: 06:20, 06:40, 07:43, 08:10, 12:40, 17:30, 17:50

 

Sentido Porto Alegre - Interior

 

Os ônibus da Central sairão de Centro de Porto Alegre, com destino à Canoas, nos seguintes horários: 05:30, 05:55, 06:20, 12:10, 14:00, 15:00, 16:00, 17:10, 17:35, 18:00, 18:20

Metroplan

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 4º andar, Ala Norte

CEP: 90119.900

Porto Alegre - RS - Brasil

Fone: 0800 510 4774

Linhas / Horários / Tarifas

Endere¸o

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 4º andar, Ala Norte,

Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900

Horário de Atendimento

SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta

Telefone Sede - (51) 3288.6000

E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br

Passe Livre Estudantil

Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521

Estudantes do Interior do Estado -

Departamento de Transporte Metropolitano:

Telefone: 51 3901-7526

R. José do Patrocínio, 1231,

Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004

Imprensa

Regional Caxias do Sul (54) 999717311 Regional Pelotas (53) 99935.8600