Bem Vindo!

17 de novembro de 2019

Assinado protocolo de intenções para integração do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana com o da capital

Publicação 23.08.2019 às 03:08

Fonte: Comunicação Social Metroplan
Assinatura ocorreu no Palácio Piratini
Assinatura ocorreu no Palácio Piratini
Prefeitura de Porto Alegre

O Governo do Estado, através da Secretaria de Articulação e Apoio aos Municípios e Metroplan, assinou com a prefeitura de Porto Alegre um protocolo de intenções para integração do sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana com o de Porto Alegre. O objetivo é dar andamento a um plano de ações de interligação dos ônibus municipais e metropolitanos. Estudos mostram que muitos coletivos oriundos de cidades vizinhas entram em Porto Alegre com poucos ou quase nenhum passageiro, o que resulta em prejuízo para o trânsito e encarece o preço das passagens. O documento foi assinado pelo Governador Eduardo Leite, Superintendente da Metroplan, Rodrigo Schnitzer, Prefeito Nelson Marchezan Júnior, e o Secretário Extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre, Rodrigo Tortoriello. A assinatura do protocolo ocorreu no Palácio Piratini.

O governador destacou que, transferindo mais custo para o passageiro, mais pessoas irão se afastar do transporte coletivo. “Precisamos investir na sustentabilidade do serviço para que o sistema volte a ser atrativo para os que mais precisam”, defende. O Superintendente da Metroplan lembrou que no passado isso não seria possível, porque a tecnologia era uma barreira. “Hoje, isso está superado”, acentua. O prefeito disse que o desafio é fazer com que a população seja beneficiada em termos econômicos e de mobilidade urbana. “Esta alternativa poderá dar mais agilidade e transferir aos usuários um menor custo da passagem, além de melhorar os deslocamentos na nossa cidade”, afirma Marchezan.
 

O secretário-extraordinário de Mobilidade Urbana acredita que o alinhamento entre os governos municipal e estadual é fundamental para promover a integração. “Agora, vamos formalizar o grupo de trabalho que já vem atuando, para que essa integração seja uma realidade. O apoio institucional do governador e do prefeito dão mais força para que os técnicos possam trabalhar na busca dessa tão esperada solução para Porto Alegre”, complementa. 

O diretor-presidente da EPTC, Fabio Berwanger, frisa que este é um momento histórico para o transporte de Porto Alegre e o metropolitano. “Apesar das dificuldades de uma ação complexa de integração entre órgãos municipais e estaduais, é um processo inevitável se quisermos salvar o transporte público”, diz.
 

Para implantação da Operação Integrada, serão desenvolvidos o plano operacional de integração das linhas de ônibus, o plano econômico-financeiro-jurídico da Câmara de Compensação Tarifária Integrada Municipal e Metropolitana e o plano de controle da bilhetagem e informação ao usuário. 
 

Também participaram da reunião para assinatura do protocolo Paulo Ramires, diretor de Operações da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), e Aldo Borges, assessor institucional da EPTC.

Metroplan

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 4º andar, Ala Norte

CEP: 90119.900

Porto Alegre - RS - Brasil

Fone: 0800 510 4774

Endere¸o

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 4º andar, Ala Norte,

Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900

Horário de Atendimento

SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta

Telefone Sede - (51) 3288.6000

E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br

Passe Livre Estudantil

Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521

Estudantes do Interior do Estado - 51 3901-7521

Departamento de Transporte Metropolitano:

Telefone: 51 3901-7526

R. José do Patrocínio, 1231,

Porto Alegre - RS. CEP: 90050-004

Imprensa

comunicacao@metroplan.rs.gov.br

(51) 3288-6050