Bem Vindo!

24 de abril de 2024

Pensando o futuro do Rio Gravataí

Publicação 01.08.2014 às 11:08

Fonte: Grupo Sinos - Correio de Gravataí
Rio Gravataí é o quinto mais poluído do Brasil
Rio Gravataí é o quinto mais poluído do Brasil
Fundação do Meio Ambiente

Abandonado, pouco preservado, esgotado. Os adjetivos são utilizados por ambientalistas para definir o Rio Gravataí, considerado o quinto mais poluído do Brasil e o segundo do estado. As duras palavras, no entanto, chamam a atenção para as décadas de exploração desordenada, o esgoto despejado em seu leito sem tratamento, a ocupação habitacional de suas margens e a necessidade urgente de recuperação.

 

O manancial tem 34 quilômetros de curso e é a principal fonte de abastecimento para mais de um milhão de pessoas das cidades de Gravataí, Cachoeirinha, Alvorada, Viamão, Glorinha, Santo Antônio da Patrulha, Canoas e Porto Alegre. Fornece água para residências, comércio, indústria e lavouras, sendo assim fundamental para o desenvolvimento da região. 

 

Mas o futuro do Gravataí está seriamente ameaçado, de acordo com o técnico e ambientalista, Paulo Muller: "Se usou o rio por muito tempo sem a preocupação com sua preservação. As prefeituras permitiram que moradias fossem construídas na área de banhado. O esgoto cloacal contamina a água e tem o assoreamento( acúmulo de detritos, como lixo e lodo), que torna o leito mais razo", enumera.

 

Mas na visão do ambientalista a intervenção humana foi ainda pior. Em 1962 o Departamento Nacional de Obras e Saneamento construiu um canal artificial no final do Banhado Grande até próximo da Olaria Velha "Visando o aproveitamento para a agricultura, o curso normal do Gravataí foi alterado. Isso deu mais vazão ao rio, e a capacidade do banhado em represar água foi reduzida em dois terços", explica.

 

Os problemas apontados por Muller contribuem, segundo ele, para enchentes durante o inverno e desabastecimento nos meses de verão. "Se a água não fica retida, desce com mais velocidade e alaga as regiões mais baixas. Nos períodos de pouca chuva, o rio não consegue manter o nível, a poluição fica ainda mais concentrada, em resumo, não dá conta de atender o abastecimento da população" lamenta.

 

Estudo de causas e soluções

 

O diretor de incentivo ao Desenvolvimento e superintendente interino da Metroplan, Dante Larentis, diz que o Rio Gravataí é tema discutido pelo governo do estado.

 

Conforme o diretor, foram realizados encontros com integrantes da prefeitura de Gravataí e do Comitê do Rio. Ficou definido então que seria realizado um estudo para identifcar as necessidades locais. "O levantamento vai nos dar a ideia clara do melhor projeto de engenharia para a região, vai nos apontar causas e soluções. É necessário primeiro saber se a solução para o rio é uma barragem. Se for, pode ser uma ou até um conjunto de barragens", explicou Larentis.

 

Através do Ministério das Cidades, o estado terá R$ 265 milhões para investir na elaboração de projetos de prevenção e redução dos efeitos de cheias e estiagens. Desse total, R$ 15 milhões serão destinados para a Bacia do Rio Gravataí.

 

A Metroplan conclui um termo de referência que será base para esses projetos. Uma empresa será contratada para diagnosticar e propor soluções. O edital de licitação deverá ser publicado em três meses. 

 

Além da Barragem


A Metroplan pretende, a partir dos estudos, criar mecanismos de controle da urbanização, e criar mecanismos de financiamento para programas sociais e de engenharia ambiental. Uma vez definida a empresa vencedora da licitação, o estudo deve ser concluído em até 12 meses. Aí inicia a busca de recurso para a execução.

 

 

Grupo Sinos - Correio de Gravataí  https://drive.google.com/file/d/0BwpKknHcl6CiekV4N2wzcFdIbEk/edit?usp=sharing

Metroplan

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte

CEP: 90119.900

Porto Alegre - RS - Brasil

Fone: 0800 510 4774

Linhas / Horários / Tarifas

Endere¸o

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,

Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900

Horário de Atendimento

SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta

Telefone Sede - 0800 510 4774

E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br

Passe Livre Estudantil

Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207

Estudantes do Interior do Estado -

Departamento de Transporte Metropolitano:

Telefone: 51 3901-7517

R. José do Patrocínio, 1231,

Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004

Imprensa

Regional Caxias do Sul (54) 999717311 Regional Pelotas (53) 99935.8600 Regional Osório (51) 36639414