Bem Vindo!

26 de abril de 2024

Mobilidade Urbana nas Regiões Metropolitanas é discutida em todo o Brasil

Publicação 30.07.2014 às 08:07

Fonte: Cristina Adami
Técnicos da Metroplan apresentam projetos de mobilidade urbana  no Conselhão RS
Técnicos da Metroplan apresentam projetos de mobilidade urbana no Conselhão RS
Cristina Adami

 

Formular diretrizes para a mobilidade urbana na região metropolitana de Porto Alegre é o objetivo do grupo de trabalho formado, nesta quarta-feira (30/07) por representantes da sociedade civil e governo do Estado.  A Rede Brasileira do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social pretende elaborar um documento envolvendo os Conselhos existentes em todo o país. O documento deverá ser apresentado em novembro aos Governos Federal,Estaduais, Municipais e sociedade civil.

 

Durante a primeira reunião, no Conselhão do RS, os integrantes discutiram alguns desafios que as cidades deverão enfrentar sobre o tema.  As diretrizes serão  apresentadas em Brasília. A Política Nacional de Mobilidade Urbana virou lei em 2012. Como o Sistema Nacional de Mobilidade é formado pelos modais de transporte, serviços e  infraestruturas que garantem os deslocamentos de pessoas,  a Metroplan apresentou   projetos já concluídos  como a integração no sistema de transporte da Capital com a Região Metropolitana e os anteprojetos para as obras  dos BRT´s que foram entregues à Caixa Econômica Federal, no mês passado. A Fundação destacou também as intervenções que prevêem a troncalização e racionalização da rede de transporte  reduzindo, inclusive, o tempo das viagens. De acordo com o superintendente interino da Metroplan, Dante Larentis, a licitação será feita  através do Regime Diferenciado de Contratação – RDC e deve ocorrer nos próximos meses. As obras devem iniciar no ano que vem e concluídas em 2017. " As obras transcendem a mobilidade de veículos, envolvem a acessibilidade  das pessoas nos municípios", esclarece o diretor. A arquiteta, Patrícia Cruz, reforçou que a Metroplan está planejando todo o sistema, investindo em tecnologia para qualificar  os serviços, em  infraestrutura, mas que as prefeituras precisam entender  que as ações integradas, compartilhadas é que, de fato, vão sustentar a mobilidade urbana. " Um dos avanços foi a formação, neste ano,  do consórcio metropolitano de gestores públicos, que está discutindo a integração do transporte da Capital e Região Metropolitna.", destacou. 

 

Os integrantes do grupo de trabalho vão analisar  sugestões e as políticas estratégicas de curto, médio e longo prazo. O grupo  é formado por representantes da Metroplan, da Secretaria Estadual de Planejamento, Gestão e Particação Cidadã (Seplag) e Coordenação de Assessoramento Superior do Governador .  Os conselheiros propuseram ainda a participação da Fundação de Economia e Estatística (FEE), Secretaria de Infraestrutura e Logística (Seinfra) e do setor privado, como entidades empresariais e estudantis.

 

“Estamos inaugurando um processo de reflexão por parte dos diferentes segmentos da sociedade civil gaúcha, representados no Conselhão, para propor soluções, em conjunto com a Rede Brasileira de Conselhos”, explica o secretário-executivo do CDES-RS, Zelmute Marten. " Optamos  por definir temas que tenham relação com a problemática da região metropolitana e Capital que dialoguem no contexto nacional", acrescentou.

 

 No mês que vem, O Conselhão do Distrito Federal (CDES-DF) vai realizar o encontro "Desafios e Prioridades na Execução das Políticas de Mobilidade Urbana", com a presença de especialistas na área. Entre os palestrantes confirmados, está a urbanista Ermínia Maricato, professora da Universidade de São Paulo (USP).

 

 Jornal da TVE/ RS 

http://www.tve.com.br/programas/jornaldatve/segunda-edicao/

Metroplan

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte

CEP: 90119.900

Porto Alegre - RS - Brasil

Fone: 0800 510 4774

Linhas / Horários / Tarifas

Endere¸o

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,

Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900

Horário de Atendimento

SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta

Telefone Sede - 0800 510 4774

E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br

Passe Livre Estudantil

Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207

Estudantes do Interior do Estado -

Departamento de Transporte Metropolitano:

Telefone: 51 3901-7517

R. José do Patrocínio, 1231,

Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004

Imprensa

Regional Caxias do Sul (54) 999717311 Regional Pelotas (53) 99935.8600 Regional Osório (51) 36639414