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29 de abril de 2024

Metroplan e EPTC discutem integração do transporte

Publicação 14.02.2014 às 09:02

Fonte: Cristina Adami
Transporte urbano
Transporte urbano
divulgação/Metroplan

 

Uma reunião para discutir a integração do transporte metropolitano com urbano foi marcada para a próxima segunda-feira (17/02).  Depois do último encontro do  Conselho Estadual de Transporte Metropolitano  que votaria  a matéria  do uso dos ônibus metropolitanos para o embarque e desembarque de passageiros em Porto Alegre, por causa da greve, o superintendente da Metroplan, Oscar Escher fez  contato com o presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Vanderlei Cappellari . O objetivo é discutir efetivamente a integração do transporte.

 

Durante o ano passado, os técnicos da Metroplan apresentaram para os gestores públicos dos municípios, o Plano Integrado de Transporte e Mobilidade Urbana (PITmurb). Ao todo 4 milhões de usuários do transporte  podem ser beneficiados com a implantação do PITmubr. Na ocasião, Oscar Escher sinalizou a necessidade de democratizar o projeto, que foi iniciado em 2003 e está sendo ajustado para estar operando em 2014. Também foram apresentadas, no mesmo período,  as diretrizes técnicas da bilhetagem eletrônica, o bilhete único.

 

Dados

Na Região Metropolitana de Porto Alegre atuam 22 empresas operadoras de transporte. São 1.200 linhas e quase 2.100 ônibus para atender, por dia, os 485 mil passageiros que utilizam o transporte. Existem hoje os seguintes sistemas de cartão inteligente de transporte na RMPA:

• TRI – na cidade de Porto Alegre
• SIM – trensurb – metrô Região Metropolitana.
• TEU – ônibus Região Metropolitana de Porto Alegre
• BEM – ônibus urbano de São Leopoldo
• Sistema de cartão para ônibus urbano de Montenegro
• Sistema de cartão para ônibus urbano de Cachoeirinha


Os sistemas acima estão operando de forma independente. A Metroplan, autoridade reguladora do transporte público,  deseja com o bilhete único:

 

• Reduzir a evasão de tarifas, reorganizando as diversas isenções previstas no sistema, quantificando-as e identificando seus ordenadores.
• Estabelecer uma nova sistemática de pagamento e liquidação aos operadores do sistema que:
- Interopere com todos os operadores, modais e cartões.
- Garanta um cálculo transparente e confiável de tarifas e distribuição de receitas entre os prestadores de serviços envolvidos no transporte público.
- Forneça acesso total e controle de banco de dados de clientes, de transações, compensação e liquidação entre os prestadores de serviços envolvidos no transporte público.
• Estabelecer regras de negócio transparentes e uniformes e políticas de tarifas entre os diferentes sistemas e provedores de serviços.
• Implementar um processo de rastreamento dos veículos que seja confiável e eficiente.
• Estabelecer horários confiáveis.
• Contribuir para o financiamento sustentável de transporte público, garantido a utilização das melhores práticas do mercado.

 

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