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26 de abril de 2024

Traçado da RS-010 com modificações já está quase definido

Publicação 29.07.2013 às 08:07

Fonte: Jornal NH
Traçado da ERS 010
Traçado da ERS 010

 

Licitação da Rodovia do Progresso está prevista para começar no início de 2014


A estrada dos prefeitos, como vem sendo chamada a RS-010 pelo governador do Estado, Tarso Genro, está em fase de finalização do ajuste do traçado – que terá seu provável ponto de partida no encontro entre a BR-290 (free way) eAvenida Assis Brasil, em Porto Alegre (foto acima), e se estenderá até a RS-239, em Campo Bom e Sapiranga.

 

As sugestões apontadas pelos prefeitos das cidades por onde a rodovia irá passar são recebidas pela Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan) e repassadas à Secretaria Estadual de Obras Públicas e à Odebrecht, empresa que fez o projeto original, para que sejam analisadas as possibilidades de adequação. “O projeto é antigo e, da maneira que foi feito, não corresponde mais às necessidades dos municípios”, diz o diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher.

 

A Rodovia do Progresso é o assunto desta terceira reportagem da série Caminhos para o futuro, que nas edições anteriores apresentou o andamento das obras de expansão da Trensurb, as melhorias na RS-118 e a construção da BR-448.

 

Que estrada é esta?


Projetada a leste da BR-116, a RS-010 terá cerca de 42 quilômetros e ligará a free way, em Porto Alegre, à RS-239, em Campo Bom e Sapiranga, passando também pelos municípios de Cachoeirinha, Canoas, Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Novo Hamburgo. A intenção do governo estadual é fazer dela uma via expressa semelhante à BR-290, com velocidade máxima permitida de 100 quilômetros por hora, duas pistas de rolamento e acostamento em cada sentido.

 

No meio, um canteiro de 13 metros com possibilidade de, futuramente, se tornar a terceira pista. De acordo com o secretário estadual de Obras Públicas, Luiz Carlos Busato, o processo licitatório deve iniciar-se em dezembro, para que em fevereiro do próximo ano o contrato seja assinado. Ainda em 2014, conforme o cronograma, será elaborado o projeto executivo e realizadas as desapropriações. As obras devem começar em 2015 para que oito anos depois sejam concluídas. O custo total da obra está estimado em R$ 1,1 bilhão. “Não vejo dificuldade alguma para cumprir o cronograma”, disse o secretário.

  

Confira:    Arte do Jornal NH

 

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