Bem Vindo!

24 de julho de 2014

Tarso propõe passe livre para estudantes da região metropolitana

Publicação 27.06.2013 às 07:06

Fonte: Jornal NH
Governador Tarso Genro
Governador Tarso Genro
Agência de Fotos/ Palácio Piratini

Na tarde desta quinta-feira (27), o governador Tarso Genro anunciou que está propondo o Passe Livre Estudantil intermunicipal para os estudantes do Transporte Metropolitano do Estado. O anúncio foi transmitido, via internet, na edição do seminário O Governo Escuta.


Conforme informações do site do governo do Estado, a medida irá atender os estudantes que residem em um município e estudam em outro, especialmente estudantes do ensino médio e
universitário.


Em seu site, o governo esclareceu que a proposta será enviada como um projeto de lei em regime de urgência para a Assembleia Legislativa já na próxima semana. A intenção de Tarso é de que a medida entre em vigor no dia 1º de agosto deste ano.O impacto do benefício irá gerar cerca de 200 mil passes livres/mês e um custo entre R$ 8 e 10 milhões ao ano nos cofres do Estado.“O governo bancará os recursos, mesmo com situação dramática dos cofres públicos”, destacou Tarso, ao pontuar que a medida só não é automática em virtude do governo, nos próximos 30 dias, definir as dotações orçamentárias e chamar audiências públicas para discutir a abertura das planilhas do setor. “A tabela não será modificada”, assinalou o governador, destacando, ainda, que a iniciativa chama os estudantes ao debate para uma tabela transparente e que o Palácio Piratini vai avaliar se os recursos para bancar a decisão serão retirados ou não de algumas políticas públicas, ou tributados no próprio sistema. “É muito importante que este gesto seja compreendido como uma vitória do movimento, sairá caro ao Estado, mas valerá a pena”, finalizou Tarso.


Desafio é fazer gestão


Diretor-superintendente da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional (Metroplan), Oscar Escher calcula que a medida representará um desembolso anual aos cofres do Estado entre 8 e 10 milhões de reais, ou 10% do arrecadado em tarifas pelo sistema metropolitano de transporte coletivo.

 

Escher assinala o grande desafio da Metroplan e do Estado com o anúncio de Tarso: “O problema não é a isenção do estudante, mas o desvirtuamento do benefício, quem o está recebendo”, assinala, ao esclarecer que o montante de estudantes beneficiados ainda não está calculado, bem como os critérios para se beneficiar com a medida. Pondera que no bilhete integrado metropolitano, proposta do Estado a ser implantada até o final do ano, a validação do benefício será feita pelo estabelecimento de ensino, garantindo transparência ao processo.

 

A medida adotada é uma forma de de atender a demanda solicitada em vários protestos que vem
ocorrendo nas cidades da região metropolitana. "Passe livre será acompanhado de assembleias e com muita transparência", diz Tarso.

 

Segundo uma publicação no twitter do governo do Estado, "Tarso diz que o passe livre que ele vai criar na região metropolitana não é uma benesse de governo, mas uma conquista de todos".

 

Confira a reportagem no facebook/metroplan ou no link  http://www.jornalvs.com.br/porto-alegre/460316/tarso-propoe-passe-livre-para-estudantes-da-regiao-metropolitana.html

 

Passe Livre Estudantil


Passe Livre para estudantes do Transporte Metropolitanos do RS. (Intermunicipal, visto que sistemas urbanos são regulados pelos municípios)

 

- Região Metropolitana de Porto Alegre;
- Aglomeração Urbana do Litoral Norte;
- Aglomeração Urbana Sul (Eixo Pelotas/Rio Grande);
- Aglomeração Urbana Nordeste (Eixo Caxias/Bento);

 

Estudantes beneficiados:

Aqueles que residem em um município e estudam em outro, especialmente estudantes do ensino médio e universitário.Exemplo concreto: Estudantes da Ufrgs que moram em cidades da Região Metropolitana e tomam um transporte regulado pela Metroplan, terão passe livre.

 

Impacto:
- Entre R$ 8 e 10 milhões ao ano.
- 200 mil passes livres/mês.

 

Como:
- Através de projeto de lei a ser enviado em regime de urgência para a Assembleia Legislativa já na próxima semana.

 

 

Metroplan

Rua 24 de Outubro, nº 388 - 3º e 4º andares.

CEP: 90150-050

Porto Alegre - RS - Brasil

Fone: 0800 5104774

Linhas, horários e itinerários

Atendimento ao usuário de transporte

0800 5104774