Bem Vindo!

18 de abril de 2024

Nova diretoria da Metroplan dará continuidade aos projetos de mobilidade e prevenção contra as cheias

Publicação 27.03.2015 às 01:03

Fonte: Cristina Adami
Posse da nova diretoria da Metroplan gestão 2015/2018
Posse da nova diretoria da Metroplan gestão 2015/2018
Palácio Piratini

Tomou posse nesta sexta-feira (27/03) no Auditório do Centro Administrativo Fernando Ferrari,  a nova diretoria da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional. O engenheiro especialista na área de infraestrutura, Pedro Bisch Neto, assume como diretor-superintendente pelos próximos quatro anos. Integram  sua equipe, o administrador Jorge Alberto Xavier Hias,  (Diretoria Administrativa e Financeira), o advogado  Márcio Souza de Barcellos (Diretoria de Gestão Territorial), o engenheiro Vinício Salvagni (Diretoria de Transporte Metropolitano) e o veterinário Rodrigo Marques Lorenzoni  (Diretoria de Incentivo ao Desenvolvimento).

 

 

Em seu primeiro pronunciamento à frente da Fundação, Pedro Bisch Neto,  disse que a Metroplan vai dar continuidade aos projetos que iniciaram na gestão passada, citou  como exemplo  o PAC da Mobilidade Grandes Cidades e o da Prevenção Contra Cheias.   Garantiu que " a Fundação vai fazer o que é possível fazer, mas bem feito". Destacou, também, que o trabalho deverá ser  transparente e com apoio das prefeituras  e  outros órgãos do  Governo do Estado.  

 

O Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Regional, Cristiano Tatsch,  acrescentou a importância da Metroplan, órgão que faz o planejamento e a gestão urbana e regional do Governo do Estado do Rio Grande do Sul  e destacou que "para qualificar as soluções e melhorar a vida das pessoas será fundamental  promover o desenvolvimento integrado entre os municípios da Região Metropolitana com a Capital".

 


A Metroplan atua, predominantemente, na Região Metropolitana de Porto Alegre (formada por 33 municípios) e nas  Aglomerações Urbanas do Nordeste,  do Litoral Norte e  do Sul ( total de 34 municípios). A Fundação, também  faz o gerenciamento do transporte coletivo intermunicipal desses municípios. Suas ações referem-se ao planejamento e controle operacional do sistema: horário, itinerário, condições da frota, cálculo tarifário e regulamentação do transporte de fretamento.

 

Participaram da cerimônia de posse, representantes da iniciativa privada, do Poder Legislativo, servidores públicos, o ex-superintendente da Metroplan, Oscar Escher, prefeitos e secretários. 

 

Diretoria da Metroplan (2015/2018)

 

O diretor superintendente,  Pedro Bisch Neto é formado pela UFRGS, já foi presidente da Companhia Riograndense de Mineração (CRM) e da CEEE, além de ter sido chefe de gabinete e secretário substituto da Casa Civil do Governo do Estado. Foi também conselheiro e presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos (Agergs). Atualmente, trabalhava como secretário de Serviços Urbanos da Prefeitura de Gravataí.

 

O diretor administrativo e financeiro,  Jorge Alberto Xavier Hias, é natural de Dom Pedrito e formado em Administração pela Universidade Porto Alegrense. Funcionário de carreira do Banco Central do Brasil, Jorge Hias, também já ocupou a diretoria de infraestrutura da Secretaria de Infraestrutura do Estado, a diretoria de administração e a de operações do Daer, foi diretor de divisão no Ministério da Fazenda e na Secretaria de Assuntos Estratégicos da Presidência da República e  chefe de gabinete na Assembleia Legislativa. 

 

O  diretor de gestão territorial, Márcio Souza de Barcellos, é  natural de Porto Alegre e formado em Direito pela Ulbra.  Além de Secretário de Obras e de Captação de Recursos e Orçamento na Prefeitura de Alvorada, foi vereador por quatro legislaturas no município. Mais recentemente ocupou a chefia de gabinete do deputado Mendes Ribeiro Filho, em Brasília. 

 

O diretor de transporte metropolitano, Vinício Salvagni,. é  formado em engenharia mecânica pela PUC. Tem especialização em gestão empresarial e gestão de projetos e foi funcionário da antiga CRT por 31 anos. Nos últimos anos trabalhou como assessor técnico da Secretaria Municipal de Urbanismo de Porto Alegre.

 

O diretor de incentivo ao desenvolvimento, Rodrigo Marques Lorenzoni  é veterinário formado pela Ulbra. Os cursos de especialização em gestão e marketing o habilitaram para as funções de gestor empresarial que exerce já há alguns anos. É presidente reeleito do Conselho Regional de Medicina Veterinária do Rio Grande do Sul.

 

Metroplan

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte

CEP: 90119.900

Porto Alegre - RS - Brasil

Fone: 0800 510 4774

Linhas / Horários / Tarifas

Endere¸o

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,

Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900

Horário de Atendimento

SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta

Telefone Sede - 0800 510 4774

E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br

Passe Livre Estudantil

Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207

Estudantes do Interior do Estado -

Departamento de Transporte Metropolitano:

Telefone: 51 3901-7517

R. José do Patrocínio, 1231,

Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004

Imprensa

Regional Caxias do Sul (54) 999717311 Regional Pelotas (53) 99935.8600 Regional Osório (51) 36639414