Bem Vindo!

25 de abril de 2024

Trânsito e Transporte Público são os desafios da Capital

Publicação 25.09.2013 às 01:09

Fonte: Filipe Chagas - com supervisão / Comunicação Social
Metroplan participa de evento da Sinaenco
Metroplan participa de evento da Sinaenco
Filipe Chagas

Uma pesquisa revelou que 70% dos habitantes de Porto Alegre julgam que a maior dificuldade é em relação ao trânsito e o transporte. Os dados foram apresentados pelo Sindicato Nacional de Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), durante o Seminário " De olho no futuro: como estará Porto Alegre daqui a 25 anos?". Nas últimas décadas, a cidade passou por um crescimento desordenado, recebendo uma demanda muito maior do que pode suportar. Para o prefeito em exercício, Sebastião Melo, “em determinada região existe boa qualidade de vida e faltam condições mínimas, como luz elétrica, em algumas cidades vizinhas”.  O encontro que reuniu especialistas, abordou a infraestrutura da capital nos últimos 25 anos e o planejamento futuro, levando em conta a mobilidade urbana, saneamento e licitação.

 

O Secretário de Obras, Públicas, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, Luiz Carlos Busato, reforçou que a sustentabilidade é o diferencial competitivo para atrair investimentos. Busato destaca que " a metrópole que queremos precisa ser planejada  através de uma região metropolitana sustentável". O diretor superintendente da Metroplan, Oscar Escher, completa que é necessário quebrar muros políticos para qualificar os centros urbanos e criar uma integração da Capital com a Região Metropolitana.  De acordo com Escher, inúmeras linhas do transporte metropolitano circulam pela Capital vindo de cidades vizinhas e causam um grande “emaranhado totalmente irracional”, uma vez que os coletivos chegam e partem vazios do centro da cidade . A Secretaria de Obras e a Metroplan estão investindo no projeto de bilhetagem única que faz parte do plano integrado de transporte e mobilidade urbana. Está previsto para 2014 a implantação da bilhetagem eletrônica que pretende organizar e racionalizar o sistema de transporte entre os modais.

 

A necessidade para o futuro de Porto Alegre é o planejamento urbano responsável, com gestão democratizada, uma cidade descentralizada e de combate a exclusão social, defendeu o Secretário de Urbanismo de Porto Alegre Cristiano Tatsch. “É pensar global e agir local, o planejamento urbano é uma questão técnica, é necessário pensar a cidade descobrindo seu valor econômico e a partir daí planejar seu futuro", afirmou o secretário da SMURB.

 

Rádio Guaíba

 

Sinaenco projeta quase um veículo por habitante na Região Metropolitana em 25 anos


Frota atual de Porto Alegre registra marca de 2,76 carros por habitante


O Sindicato Nacional dos Arquitetos e Engenheiros do RS com base em dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) projeta que em 25 anos a Região Metropolitana de Porto Alegre terá 3 milhões de automóveis para uma população de 3,8 milhões de pessoas. Na última década, o número de veículos na Grande Porto Alegre registrou um crescimento maior que 80% em sua frota de veículos. Para o presidente do Sinaenco, Edgard Cândia, somente o investimento em transporte de massa com qualidade de serviçoi vai mudar a realidade dos congestionamentos na cidade. 


"O Brasil perdeu muito tempo com a falta de planejamento e investimento. Porto Alegre está dentro deste contexto. Embora nossa capital tenha 12 vias radiais e três perimetrais, o número crescente de veículos a cada ano emplacados em Porto Alegre, somado ao fato de que contamos com inúmeras ruas estreitas, inadequadas para o volume de tráfego, e muitas delas com pavimentação de baixa qualidade, os congestionamentos aumentaram extraordinariamente nos últimos anos, tornando-se um fator de piora da qualidade de vida”, explicou Cândia.



Estudos para ampliação do Trensurb, em Sapiranga, já estão em andamento, bem como a implantação do Aeromóvel em Canoas. O superintendente da Metroplan, Oscar Escher, destacou a necessidade de investimentos em outros modais para a desconcentração da dependência do meio rodoviário na Região Metropolitana. "O sistema aquaviário será ampliado na bacia do Guaíba para explorarmos também os afluentes. Precisamos criar a cultura desse transporte", afirmou. 

 


Pesquisa do Sinanenco apontou que 70% dos entrevistados apontaram a mobilidade urbana como a mais impactante na vida de Porto Alegre. A Capita concentra a maior frota estadual e metropolitana, mas vem perdendo participação. Na relação com os demais municípios, Porto Alegre passou de 18,21% em 2008 para 16,22% em 2012. O índice de motorização está crescendo mais rápido fora de Porto Alegre, o que significa a exportação dos problemas de congestionamento de trânsito para outras cidades. O seminário "De Olho no Futuro. Como estará Porto Alegre em 25 anos" também terá debates sobre os temas Sustentabilidade, Planejamento de Longo Prazo, Mobilidade e Habitação e Saneamento. 


Ouça áudio de Oscar Escher


Rádio Guaíba - Confira a reportagem


SBT - http://www.sbt.com.br/sbtvideos/media/1ee437f45308507f979d374dca7d66eb/Congestionamentos-na-capital-gaucha.html

 

Correio do Povo - https://docs.google.com/file/d/0BwpKknHcl6CiTjlfSkM1WE5mZlE/edit   



Metroplan

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte

CEP: 90119.900

Porto Alegre - RS - Brasil

Fone: 0800 510 4774

Linhas / Horários / Tarifas

Endere¸o

Centro Administrativo Fernando Ferrari (CAFF) - Av. Borges de Medeiros, 1501, 19º andar, Ala Norte,

Porto Alegre - RS. CEP: 90119.900

Horário de Atendimento

SEDE - Das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h de segunda a sexta

Telefone Sede - 0800 510 4774

E-mail Sede - superintendencia@metroplan.rs.gov.br

Passe Livre Estudantil

Estudantes da Região Metropolitana e Aglomerações - Rua José do Patrocínio, 1231 - 8h30 às 11h30 - 13h30 às 17h - telefone (51) 3901-7521 e telefone celular (51) 98450-2207

Estudantes do Interior do Estado -

Departamento de Transporte Metropolitano:

Telefone: 51 3901-7517

R. José do Patrocínio, 1231,

Porto Alegre - atendimentoaousuario@metroplan.rs.gov.br. CEP: 90.050.004

Imprensa

Regional Caxias do Sul (54) 999717311 Regional Pelotas (53) 99935.8600 Regional Osório (51) 36639414