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24 de abril de 2024

Regras mais rigorosas para o transporte metropolitano

Publicação 29.07.2013 às 10:07

Fonte: Cristina Adami
Fiscalização no transporte de turismo e fretamento, na BR 290.
Fiscalização no transporte de turismo e fretamento, na BR 290.
Metroplan/divulgação

 

A resolução aprovada pelo Conselho Estadual de Transporte Metropolitano, aprimora os critérios para as operadoras de transporte de passageiros em ônibus escolares e de empresas. De acordo com a Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional, braço técnico da Secretaria de Obras, Irrigação e Desenvolvimento Urbano, a principal mudança está na previsão legal para a sublocação de veículos e subcontratação de terceiros. A normativa que passa a valer a partir de outubro atinge, aproximadamente, mil empresas, sendo que 50% realizam o transporte clandestino.


O fretamento irregular ou clandestino de passageiros é uma prática em alta nas 67 cidades abrangidas pela Metroplan.“Temos quase 6 mil ônibus nessas 67 cidades e calculamos que pelo menos metade disso não deveria estar circulando”, revela o diretor-superintendente da Metroplan, Oscar Escher.


A metroplan considera o Pólo Petroquímico de Triunfo e os Distritos industriais de Cachoeirinha e Gravataí as áreas mais críticas, devido a concentração de trabalhadores e onde os coletivos irregulares e clandestinos atuam em grande volume.


Inspeção veicular deve regular o sistema


Considerada pela Metroplan uma ferramenta-chave para a fiscalização do transporte regional, a inspeção veicular que também começa em 1º de outubro no Estado, vai medir, anualmente, o índice de poluentes da frota de veículos gaúcha.“Estamos nos associando ao InMetro e junto à inspeção colocaremos um selo e chip nos veículos, o que nos permitirá uma fiscalização escaneada”, explica Escher, ao indicar que grande parte dos investimentos previstos pela estatal, como softwares de monitoramento da frota, virão do arrecadado com as inspeções.


A idade máxima admissível para um veículo operar sob linhas de concessão, será de 16 (dezesseis) anos e sua vida útil será disciplinada conforme ano de fabricação do chassi e tempo de vida útil. O prazo para as empresas concessionárias se adequarem a norma será de 6 seis anos, sendo que até o final deste ano deverão ser desativados todos os veículos com chassi ano de fabricação até 1992, com exceção dos veículos articulados que serão admitidos até 2015.

 

Licitação do transporte Público na RMPA

 

No final deste mês a Metroplan reúne operadoras e representantes dos municípios para apresentar proposta de licitação para o transporte público metropolitano. Hoje,atuam 22 empresas, 1.200 linhas e quase 2.100 ônibus para atender, por dia, os 485 mil passageiros.

 

 Jornal Eco do Jacuí - http://www.jornalecodojacui.com.br/noticias.php?id=7578

 

RBS TV - RBS Notícias   http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/rbs-noticias/videos/t/edicoes/v/metade-dos-onibus-intermunicipais-nao-deveria-estar-circulando/2748090/

 

 

Confira as resoluções neste site, em serviços e informações - fretamento

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