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28 de março de 2024

Metroplan apresenta projetos de melhorias para o transporte público

Publicação 23.04.2013 às 01:04

Fonte: Cristina Adami MTB 8482
Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Mobilidade Grandes Cidades
Programa de Aceleração do Crescimento - PAC Mobilidade Grandes Cidades
Divulgação

A Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano (Metroplan) apresentou, às 10h desta terça-feira (23), em reunião no Ministério das Cidades, os estudos técnicos dos projetos que integram o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) – Mobilidade Grandes Cidades. Além da Capital serão beneficiados os municípios de Esteio, Sapucaia do Sul, São Leopoldo, Novo Hamburgo, Alvorada, Cachoeirinha, Gravataí e Viamão.

 

De acordo com o superintendente da Fundação, Oscar Escher, que está em Brasília, o programa prevê a implantação de melhoria na infraestrutura do sistema de transporte público metropolitano e deve beneficiar diretamente 600 mil usuários. Algumas cidades terão que se adequar à implantação do BRT, um ônibus menor e mais leve. O projeto desenvolvido com base nestes modelos de transporte foi idealizado no Rio de Janeiro, com corredores prioritários, paradas adaptadas e câmeras para a fiscalização, facilitando o trânsito na cidade.

 

O valor destinado às ações será de R$ 349 milhões. A Metroplan acredita que algumas obras serão licitadas ainda neste ano e outras concluídas em 2014. Em Porto Alegre, serão desenvolvidos dois projeto: o MetrôPoa, para garantir a implantação do metrô na Capital, e o Projeto Sistema BRT. Este último, deve ser implantado na Av. Assis Brasil, afim de melhorar o funcionamento do corredor que integra os municípios de Cachoeirinha e Gravataí a Porto Alegre, e ainda um trecho de dois quilômetros do corredor existente na Av. Bento Gonçalves, para conexão com o corredor a ser construído até a cidade de Viamão.

 

 

Em Esteio, as intervenções propostas pela administração consistem em promover melhorias viárias na área central, principalmente no entorno da Estação Esteio da Trensurb, qualificando a integração modal do trem com as linhas de ônibus urbanas e metropolitanas, bem como com o transporte cicloviário. Em Sapucaia do Sul, as propostas que integram o PAC 2 buscam melhorar o acesso das linhas de ônibus que integram com a Estação Sapucaia, assim como dos usuários do transporte cicloviário. Estão previstas melhorias ao longo de toda a Av. Sapucaia, além da implantação de duas novas ciclofaixas ao longo das avenidas João Pereira de Vargas, Rubem Berta, Justino Camboim e Rua Nsa Sra das Graças.

 

Em São Leopoldo, a intervenção prevista é criar um canal que interligue as regiões sul e norte, a parte oeste da BR-116, ao longo da Av. Tomaz Edison. Este projeto é parte de uma via com 18 km, a Via Metropolitana Oeste, integrante do Programa de Complementação Viária da METROPLAN, que está licitando a contratação dos estudos de concepção e projeto básico, a serem concluídos até o final do ano. O financiamento do PAC deverá possibilitar a construção da Fase I dessa Avenida em São Leopoldo, com 4,7 Km extensão - trecho entre o Viaduto da Unisinos, na BR-116,a Avenida Atalíbio Taurino de Resende.

 

Já a proposta para o município de Novo Hamburgo é a criação de um corredor exclusivo para o transporte público e da qualificação das avenidas Nicolau Becker e Vitor Hugo Kunz, integrando a região a estação Novo Hamburgo, da Trensurb. 

 

Os valores do financiamento das obras:

 

ESTEIO
TOTAL: R$ 9.402.715,77
CONTRAPARTIDA MUNICÍPIO: 1.347.093,95


SAPUCAIA DO SUL
TOTAL: R$ 23.938.585,52
CONTRAPARTIDA MUNICÍPIO: 3.429.596,78


SÃO LEOPOLDO
TOTAL: R$ 59.793.605,46
CONTRAPARTIDA MUNICÍPIO: 8.566.419,12

 

NOVO HAMBURGO
TOTAL: R$ 34.413.542,72
CONTRAPARTIDA MUNICÍPIO: 4.930.306,98


O prazo previsto para licitar é no 2° semestre de 2013 e o prazo previsto para início das obras é de 90 dias após a licitação. Os prazos também estão sujeitos à revisão.

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